terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bicicleta fantasma (Gost bike) é furtada e Mulher é flagrada pedalando a suposta bicicleta em Florianópolis


A "bicicleta "fantasma" que estava instalada na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica, foi furtada. Ela representava a morte do ciclista José Lentz Neto, atropelado no local em 31 de agosto de 2012.



Conforme o presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel de Araújo Costa, testemunhas teriam informado que viram uma mulher empurrando a bicicleta no morro da Lagoa da Conceição. “Eu que pintei aquela bicicleta de branco para colocá-la na Madre Benvenuta. Era uma bike inutilizada, que só serviria para vender no ferro velho. Foi uma maldade. Vamos tentar conseguir outra para colocar no lugar”, informou Costa.

No blog "Bicicleta na Rua", voltado para notícias relacionadas ao cicloativismo em Florianópolis, um comunicado lembra que a bicicleta não tem valor comercial e pede para qualquer pessoa que tenha notícias do paradeiro da bicicleta-fantasma(Gost Bike), avisar a Polícia Militar ou a Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis por meio do site.

Outra Morte, José Lentz Neto, 60, foi atropelado por um motociclista na avenida Madre Benvenuta e morreu no trajeto até o hospital. No local deveria haver uma ciclo via de responsabilidade do Shopping Iguatemi, em contrapartida pela construção do empreendimento em 2006, só que nada foi construído até hojeUm processo tramita na Justiça Federal porque enquanto o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópois (Ipuf) previa uma ciclovia (separada por muretas ou canteiros) para o local, a empresa afirma que o combinado seria uma ciclofaixa.

Recentemente, Uma mulher foi vista pedalando com uma bike pintada de branco no Canto da Lagoa, em Florianópolis, às 12h15min desta segunda-feira. Aparentemente seria a bicicleta "fantasma", furtada no domingo na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica, e que simboliza a morte do ciclista José Lentz Neto, atropelado em agosto.

O assessor de imprensa Diogo Honorato flagrou uma mulher pedalando a bicicleta "fantasma" no Canto da Lagoa Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Roberta Kremer


O assessor de imprensa Diogo Honorato voltava do horário do almoço para o trabalho quando viu a mulher com a bicicleta branca. Ele fotografou a situação e postou em sua página do Facebook. O flagra ocorreu na Rua Laurindo Januário da Silveira, próximo à pizzaria Nave Mãe. 

O pessoal do trabalho havia comentado sobre o furto da bike e ao meio-dia me deparei com aquela situação. "Como é lamentável uma pessoa tomar algo que não é seu e que representa a morte de alguém", comentou Honorato.

Por volta das 15h, o presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel de Araújo Costa, foi registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil para reaver a bicicleta e pendurá-la de volta no poste onde estava, na Avenida Madre Benvenuta.

— A pessoa que levou a bicicleta provavelmente nem sabia o que ela representa. Mas queremos a bike de volta para colocá-la no lugar que estava alertando para a falta da ciclovia — diz Costa.

A bicicleta "fantasma" foi furtada no domingo e desde então testemunhas relataram ter visto uma mulher circulando na Lagoa da Conceição com ela. Qualquer pessoa que tenha notícias do paradeiro da bicicleta "fantasma" avisar a Polícia Militar (190) ou a Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) por meio do seu site.