sábado, 28 de maio de 2011

Impressões particulares Vanderlei nas ruas de São Paulo

Vila de Taquarussu tem paisagens de cidade cenográfica



Quem diria que entre as montanhas da Vila de Paranapiacaba, Santo André, e Mogi das Cruzes, existe um vilarejo, que mais parece uma cidade cinematográfica? Chamado de Taquarussu, o local fica no distrito de Quatinga, e tem uma história muito peculiar. A Vila foi uma importante fazenda da Mineradora Fanti Begliomini Ltda., recebendo muitos imigrantes italianos em busca de trabalho.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra, que era quem mantinha Paranapiacaba, entrou em crise não conseguindo mais mandar carvão mineral para os maquinários. Foi então que as famílias Fanti e Begliomini passaram a abastecer a São Paulo Railway, nome da linha férrea na época, com o carvão que produziam.

O vilarejo é lindo, parece aqueles lugares que só se vê em sonho, mas carece de informações turísticas. Por ser um achado no meio das montanhas da região, ainda é pouco explorado inclusive pelas empresas de turismo local. 

Para chegar à vila é preciso pegar a Estrada de Paranapiacaba. Muitos grupos se unem para fazer a travessia a pé, já que a via é toda de terra e pedra, fácil de trafegar. A caminhada dura em torno de uma hora e meia. É possível fazer o percurso de bicicleta e carro também, em aproximadamente 20 minutos - dependendo da condição da estrada pode levar um pouco mais.

Ao longo do caminho, que é todo acompanhado pela Mata Atlântica, é possível ver espécies de aves e bichos bem característicos da vegetação, além de nascentes e pequenas corredeiras.

A Vila de Taquarussu foi restaurada em 2007 e continua impecável. Hoje, seis famílias moram e preservam as construções, em especial a Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de toda a região, que fica aberta ao público. De frente com ela, além do pequeno e charmoso coreto, há duas construções em que funcionavam antigos comércios e um posto de gasolina curioso. Ainda hoje há ali uma bomba manual de abastecimento.

Há alguns passos, um lago rodeado de pinheiros chama a atenção. Mais do que isso, a quantidade de famílias sentadas debaixo dessas árvores fazendo piquenique, ou até mesmo aquele merecido descanso ao raro som da natureza formam cenários adoráveis.

Taquarussu é encantador. Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro. O importante é reservar em sua agenda um final de semana para conhecer este lugarzinho tão escondido e tão inspirador. E se for até lá, prepare um bom piquenique, pois na vila não há nenhum lugar para comer ou comprar comidinhas. Não esqueça de levar água, repelente, protetor solar, roupas leves, tênis e claro, a câmera fotográfica.