sexta-feira, 30 de setembro de 2011

É chegada a hora. Partida Sábado dia 06/10 às 15:30 para Mendoza ARG

O Projeto Travessia cicloturistica Argentina e Uruguai – é resultado do pensamento adquirido após anos de pedaladas por este Brasil, na participação em eventos ciclísticos e  de cicloturismo,  em comunidades diversas, onde vivenciando relatos decidi pedalar e difundir a consciência ambiental, o respeito pela natureza, as práticas sustentáveis e a possibilidade da viagem de bicicleta. Unir uma aventura de bicicleta com a busca, países afora, de soluções bem sucedidas na área ambiental. 




OBJETIVO DA VIAGEM

Pedalar 2000 kilometros por 02 países, em 25 dias, pesquisando, fotografando e reportando tudo o que estiver sendo feito pelos diferentes povos em prol da preservação do planeta, sendo realizadas durante o percurso atividades do cunho ambiental buscando interação social e promoção do pensamento sustentável. As principais atividades desenvolvidas serão bate-papos nas cidades, buscando passar um pouco da consciência ambiental, motivação e busca pelo próprio sonho para as pessoas, também acontecerá o plantio de mudas da nossa arvore símbolo do Brasil, o “PAU BRASIL” onde será registrado o evento, sempre acompanhado de turmas de ciclismo locais. 

Buscarei conhecer as práticas ambientais das cidades e regiões por onde passarei através da interação com o ambiente e a população local e divulgarei as impressões em vários canais de comunicação.

Nosso planeta está ameaçado e depende desesperadamente de ações que visem restabelecer seu equilíbrio ecológico.

Sabemos disso, mas o que fazer?

A bicicleta foi escolhida como meio de transporte para essa jornada, pois não polui, não produz ruído, resíduo e não agride o meio ambiente. Ela é acessível a todas as classes sociais. É um esporte que estimula corpo e mente. Sua velocidade proporciona um contato direto com a natureza e com as pessoas.

Divulgação mídias diversas:


As informações e experiências serão compartilhadas em um blog e website. Artigos, entrevistas, fotos e vídeos estarão disponíveis gratuitamente ao público interessado, que é estimulado a interagir entre si e com os outros. Outras mídias digitais também estão sendo usadas para divulgação (Orkut, Picasa Facebook e Youtube).

NÃO EMISSÃO DE CARBONO
Com base em um relatório foram calculadas as emissões que seriam geradas se a viagem fosse através de veiculo automotor, com queima de combustível fóssil ou renovável (Gasolina/Etanol).

Segue estimativa com cálculos para carro a gasolina/Etanol, onde foram consultados sites com dados de fabricante para estimar a eficiência do carro modelo Corsa 2009/2010 – Flex. Power.

Modelo do Veículo

Corsa 1.0

Distância percorrida (km)
2.000

Eficiência (km/l)
15,75

Consumo de combustível (l)
114,29

Fator de Emissão de carro 1.0
até 1.4 – Gasolina (kg/km)
017

Fator de Emissão de carro -
etanol (kg/l)
1,47

Emissão de CO2 por carro 1.0
até 1.4 -
gasolina (kg)
311,35

Kg CO2

Emissão de CO2 por carro -
etanol (kg)
167,86
Kg CO2

Corsa 1.4 2011
Eficiência – 2011
Eficiência - 2010
Cidade (km/l)
12,6
11,34
Estrada (km/l)
17,5
15,75


Obs.: Nesta viagem será deixado de ser lançado na atmosfera 167,89 Kg de CO2 (CENTO E SESSENTA E SETE kg de dióxido de carbono) caso fosse utilizado veiculo movido a Etanol.

DESENVOLVIMENTO DA EXPEDIÇÃO

Percorrer aproximadamente 2.500 km partindo da cidade de Mendonza/Ar, seguindo pela RA 7(rodovia Argentina), passando pelas cidades de San Martin, San Luis, Villa Mercedes, Laboulaye, Rufino, Aaron Castellanos, Junin, Chacabuco, Chivilcoy, Suipacha, Mercedes, Luján, General Rodriguez e por fim chegando a capital Buenos Aires, depois seguindo de burquebus via Rio de La Plata até o Uruguai, atracando na Colônia Del Sacramento via UR 1(rodovia Uruguaia) passando pelas cidades de Centeras Del Riachuelo, Puerto Platero, Balneário Santa Ana, Balneária Altilleros, Juan Lacaze, Colônia Valdense, La Paz, Blancarena, Ecilda Paullier, Rafael Perazza, Puntas de Valdez, Montevideo, passando por Ciudad de La Costa, Salinas, Lãs toscas, Maldonado, Punta Del Leste, via UR10, passando por La Paloma seguindo pela UR 9, passando por La Coronilla até Chuy (Brasil). 



Viajar de bicicleta é um sonho comum a muitos ciclistas. A sensação de liberdade, o vento tocando o rosto e o desafio aos limites do corpo é uma sensação de prazer único, só entendido pelos amantes do pedal. Entretanto, um dos maiores problemas para o cicloturista é sua aceitação e a sua mobilidade urbana/rural.

A finalidade deste evento é divulgar a todas as pessoas que existe um gargalo cicloturistico mundial voltado às pessoas que por assim desejam apreciar a natureza e suas belíssimas composições, ter tempo para apreciar tudo a sua volta, o que não é tão possível de carro ou moto.

Através desta modalidade, hoje muitas empresas brasileiras ou estrangeiras desenvolvem produtos que trabalham com um novo conceito e design de sustentabilidade. Todas têm como objetivo trazer soluções que tornem simples ser sustentável, através da substituição de produtos descartáveis pelos reutilizáveis, do uso da bicicleta como meio de transporte, do contato com a natureza.

É chegada a hora e seguem os preparativos..

Itens a se levar para a empreitada:


Alforjes novíssimos MSX Alemães montados na magrela!!!