domingo, 5 de junho de 2011

“Pedalando por dois Países”

Olá Pessoal,

Vamos lá, falando sério... agora começo a postar informações preliminares sobre a minha viagem agora em 08 de Outubro de 2011.

O projeto Travessia cicloturistica Argentina e Uruguai – Pedalando por dois países - é resultado do pensamento adquirido após anos de pedaladas por este Brasil afora, na participação em eventos ciclísticos/cicloturistícos e participação em comunidades diversas, onde, vivencio relatos de todo o mundo. A partir desta experiência de vida decidi pedalar e difundir a consciência ambiental, o respeito pela natureza, às práticas sustentáveis e a possibilidade da viagem de bicicleta.

Durante o percurso serão realizadas atividades do cunho ambiental buscando interação social e promoção do pensamento sustentável. As principais atividades desenvolvidas serão bate-papos em cidades onde participarei de eventos ciclísticos, buscando passar um pouco da consciência ambiental, motivação e busca pelo próprio sonho para as pessoas e também o plantio de mudas e sementes. Buscarei conhecer as práticas ambientais das cidades e regiões por onde passarei através da interação com o ambiente e a população local e divulgarei a minha impressão no blog/website.

A bicicleta foi escolhida como meio de transporte para essa jornada, pois não polui, não produz ruído, resíduo e não agride o meio ambiente. Ela é acessível a todas as classes sociais. É um esporte que estimula o corpo e a mente. Sua velocidade proporciona um contato direto com a natureza e com as pessoas.

Na rota estão dois países, serão aproximadamente 1800 quilômetros a serem percorridos durante 25 dias.

Informações e experiências são compartilhadas neste blog/website. Artigos, entrevistas, fotos e vídeos estarão disponíveis gratuitamente ao público interessado, que é estimulado a interagir entre si e com os outros. Outras mídias digitais também estão sendo usadas para divulgação (Orkut, Wesite, Blog, Facebook e Youtube).

Trato o meu projeto como um produto e ofereço a mais algum eventual patrocinador aquilo no que acredito: “A possibilidade de evidenciar produtos e serviços atrelados a uma iniciativa positivamente ecológica”. Isso tem muito valor nos dias atuais, mas sei que tenho de gerar um retorno no mínimo o dobro do que um investidor venha a investir.

Este evento será a prática sustentável de um modelo de vida e atitude que pode ser associada a sua marca/serviço/produto. Esta viagem é a defesa de modelos e padrões que não agridam o meio ambiente e respeitem a sociedade como um todo, que também tem como finalidade divulgar a sociedade a possibilidade da viagem de bicicleta em qualquer parte do planeta.

“A bicicleta nos dá a chance de perceber melhor tudo o que nos está à volta, a arquitetura, as pessoas, a fauna, a flora, enfim, o mundo.”

Este projeto é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. É a busca da inspiração as pessoas de diferentes setores da sociedade para um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, pelo baixo impacto que causa ao ambiente, pelo porte da infra-estrutura necessária à circulação e ao estacionamento, que demanda pouco espaço, e pela ausência de ruídos e de emissão de gases poluentes. Além disso, é uma alternativa ao alcance de todas as pessoas, não importando a renda e podendo ser usada por quem tem boa saúde, desde a infância até a idade mais avançada.”

Segue fotos de locais em que efetivamente passarei só em Mendoza...maravilha.. não vejo a hora de vôarrr..














Passeio Ciclístico da Primavera pela Mobilidade Verde

Passeio Ciclístico

A Atlas Schindler e a Prefeitura da Cidade de São Paulo colocam em movimento o Passeio Ciclístico da Primavera pela Mobilidade Verde, convidando todos a levar suas bicicletas para uma bela volta nas proximidades do Obelisco no Parque do Ibirapuera.
Criado para incentivar os ideais de desenvolvimento sustentável e contribuir para a conscientização ambiental dos participantes, o Passeio Ciclístico da Primavera 2010 terá um trajeto de 8 km e será a primeira volta do Passeio Ciclístico pela Mobilidade Verde.
VENHA PEDALAR CONOSCO! – INSCRIÇÕES GRATUITAS.

 

Mobilidade Verde

Pretendemos estimular o uso da bicicleta como meio de transporte nos grandes centros urbanos, beneficiando tanto o homem quanto o meio ambiente.
A bicicleta é uma solução inteligente para o excesso de veículos. Para a saúde, é uma oportunidade para as pessoas se exercitarem e reduzirem os riscos de enfermidades relacionadas ao sedentarismo. Além disso, a diminuição da circulação de veículos automotores reduz significativamente a emissão de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar.


Finalização
 Posando na saída(muito frio!!!)
 Apoio..
 Chegada e podium...
Muita gente..
 Nosso secretário de Lazer...
 Bummm saída...
 Fechamos a 23 de maio..
 Muita gente....



Passeio ciclístico ‘Pedalando pela Vida’


Pelo quarto ano seguido ocorrereu o passeio sobre rodas na região de Itaquera, que teve como lema Pedalando pela Vida, uma oportunidade para mobilizar os amigos e familiares na prática de uma atividade esportiva.

Foram 4 mil pessoas de todas as idades que percorram de bicicleta cerca de 8 quilômetros pela avenida Aricanduva. No dia do evento teve sorteio de prêmios, incluindo bicicletas, além de gel de hidratação e suplementos para os participantes.

“O passeio sobre rodas ofereceu vários benefícios tanto cardiovasculares quanto musculares e o lazer, por não ser uma prova de competição. Além disso, essas ações promoveram atividade física em geral, o bem-estar da população e a convivência entre os munícipes de Itaquera”.


Vamos turma...
 Chicão e eu lá traz...
 Pedala Luis
 Vamos turma...
 Da dereira em diante(Chicão, grande Bartolomeu e eu...)
 Todos reunidos...
 Figurão.... com seu cão Punk..rs
 Muita gente.
Alê o maníaco da bike..rs
 O Alex..
 Todo mundo querendo aparecer..rs
 Mais gente.
 Olha eu querendo aparecer também..

COMO IR DE BICICLETA AO SWU

O Instituto CicloBR terá no SWU uma tenda onde serão apresentados vídeos das nossas ações, mostraremos nossos produtos como camisetas, calendários e teremos ainda o Rock’in’rollo, brincadeira em que  dois ciclistas competem entre si em bicicletas presas a um rolo de treinamento.

Obviamente que os voluntários do CicloBR que trabalharão no SWU irão pedalando, apesar do site do evento não dar dicas de como se chegar de bicicleta. Sabemos também que a organização do SWU tentou incluir a bicicleta entre as alternativas “oficiais”. Ocorre que infelizmente a organização teve negado o apoio por parte das autoridades competentes, ou seja, mais uma vez o ciclista é tratado com descaso por quem deveria cumprir a lei e garantir nossos direitos.

Sabemos que a lei está do nosso lado e temos o DIREITO de nos deslocar com nossas bicicletas.

Sabemos que o SWU terá infraestrutura para quem chegar pedalando ao evento, com estacionamento de graça ao lado de sua entrada principal.

Posto isto, nós do Instituto CicloBR nos sentimos na obrigação de auxiliar todos os ciclistas que desejam ir pedalando ao evento, pois consideramos essa omissão das autoridades um enorme desrespeito às leis brasileiras, bem como uma tentativa de cerceamento dos nossos direitos de cidadão.

Portanto abaixo trazemos informações importantes que auxiliarão todos os ciclistas que pretendem ir pedalando ao SWU. Confira e vá de bike, seja pelo simples ato de pedalar, seja para demonstrar sua indignação e que você também não concorda com mais essa tentativa de passar por cima dos direitos dos ciclistas. Veja as opções e não deixe de pedalar nesse feriado.
Vá de trem e bicicleta a partir de Jundiaí!
O Instituto CicloBR fez uma parceria com a CPTM e fretou um trem que levará 150 ciclistas de São Paulo até Jundiaí no dia 09 de outubro (sábado). De Jundiaí os ciclistas seguem pedalando até a cidade de Itu, onde o pedal oficialmente termina, num trajeto de 54 km. Abaixo um mapa com o trajeto sugerido para quem vai de Jundiaí até o SWU.
Amigos hoje guias total bikers(Alê e Cesar)                                        
 Saída estação de Trem de Jundiaí e preparação para saída
 Parada para descanso
 Penúltima parada ates da chegada a SWU
 Paradinha para esperar os rubinhos(rs)
 Preparação para a saída em nosso trem fretado de Sp X Jundiaí
 Integração em um dos vagões do trem
 paradinha para os cansadinhos descansarem
 Paradinha mais para esperar a Renata Falzoni depois de um capote daqueles

Passeio Cicloturistico Rota Marcia Prado 2010


Dia 18 de dezembro de 2010 acontece o segundo Passeio Cicloturistico pela Rota Márcia Prado em São Paulo. Em 2009 a rota teve como ponto inicial a estação Grajaú da CPTM, mas em 2010, a Rota estará sinalizada desde o inicio da Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto a estação Vila Olímpia da CPTM, passando por São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e Santos.


                                           Todos seguros e escoltados na Rodovia Imigrantes/SP
                                           Muvuca na primeira balsa de travessia no mato!!!  
                                          Cantoria e muita alegria
                                          Todos preocupados com o tempo!!            
                                           Segunda balsa e os grupos do Interior de SP(sejam benvindos)
                                           Paradinha para a fotos(estamos aqui gente!!!)
                                           Eu e o Luís saímos na frente e fomos barrados pela police!!
                                          Super estrutura de inicio da descida da manutenção(levei um tombo!!)
                                           Passeio imperdível para quem não conhece
                                           Muitas cachoeiras e muitas macumbas.rs.rs            
                                           Volta para a balsa                  

Mas o que é a Rota Marcia Prado?

A Rota Marcia Prado é uma sugestão de uma rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou.
Desde 2009 o Instituto CicloBR vem encabeçando negociações com vários órgãos governamentais para que essa rota seja aberta em definitivo. Atualmente o único empecilho para a viabilização da Rota Márcia Prado seria que o governo do Estado, junto com a concessionária Ecovias, criasse uma alternativa para que o ciclista que chegasse a Imigrantes tivesse um meio de acessar o Parque da Serra do Mar.
O Instituto CicloBR já apresentou diversas propostas, mas até o momento não há uma posição oficial, nem por parte do governo do estado, tão pouco da Ecovias, concessionária responsável por administrar a Rodovia dos Imigrantes. Já o Parque da Serra do Mar, responsável pela estrada de manutenção da Imigrantes, deu parecer positivo para que o ciclista passe pelo parque para chegar ao litoral.

E o que é o Passeio Cicloturístico da Rota Márcia Prado?

Em 2009, o Instituto CicloBR realizou um evento teste, sinalizando todo o trajeto, desde o Grajaú até a cidade de Santos, para demonstrar tanto a viabilidade quanto o potencial da rota. Nesse evento, mais de mil ciclistas saíram de São Paulo e chegaram ao litoral paulista pela rota.
Apesar de ser um teste, o evento em si foi muito positivo e engrandecedor, ocorrendo após o evento uma enorme cobrança para que ele fosse repetido todos os anos.
Devido a isso, o Instituto CicloBR, em assembléia geral, decidiu organizar anualmente um grande passeio cicloturístico pela Rota Márcia Prado, até mesmo quando ela finalmente for aberta em definitivo a população. Para o evento de 2010, foi escolhida a data do dia 18 de dezembro para a realização do segundo Passeio Cicloturístico pela Rota Márcia Prado.
. Apesar de haver uma grande descida, o trajeto é longo e há várias subidas, trechos em terra e tem uma dificuldade média para o Cicloturismo.
A rota é indicada para pessoas que já pedalam com certa regularidade e que não tenham nenhum problema físico. Uma boa maneira de saber se você conseguirá fazer o trajeto com tranquilidade, é realizar um pedal na cidade de cerca de 40 quilômetros em um intervalo de 3 horas. Se conseguir fazer sem grandes dificuldades, é bem provável que você esteja apto a percorrer o trajeto.

Dicas para cicloturistas iniciantes

Faça já uma revisão na sua bicicleta e principalmente nos freios, se necessário troque pois eles serão bem exigidos na descida da serra. Na entrada do Parque da Serra do Mar, voluntários do Instituto CicloBR farão uma avaliação em cada bicicleta, verificando principalmente o sistema de freios e se eles não estiverem em boas condições, não será permitido que o ciclista acesse o parque. O Ciclo Cidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (http://www.ciclocidade.org.br/) gentilmente cedeu o espaço da "Mão na Roda" para que seja feita uma oficina de manutenção prévia de bikes para quem vai fazer a rota, essa oficina funciona em caráter de "faça-voce-mesmo", ou seja, voce chega lá com sua bike e voce mesmo faz a manutenção, com a ajuda de todos e pessoas mais experientes em mecanicana, sua bike ficará pronta para a viagem. A oficina ocorrerá dia 16/12 no Espaço Contra Ponto, rua Medeiros de Albuquerque, 55 Vila Madalena, veja como chegar: http://contraponto55.ato.br/como-chegar/
O trajeto é em sua maior parte em ruas asfaltadas, mas há cerca de 20 quilômetros em ruas de terra. O ideal é que a bicicleta tenha pneus híbridos, já que o trecho de terra, se não estiver chovendo, é possível ser percorrido com pneus de asfalto sem grandes problemas.
Se vai dormir no litoral e precisará levar roupas, instale um bagageiro na bicicleta e coloque sua bagagem nele. Nas costas leve no máximo uma mochila de hidratação.
Se vai voltar no mesmo dia, nossa sugestão é que volte de ônibus até o Jabaquara. Se você vier de fora da cidade, o melhor a fazer é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaquara e de lá seguir pedalando até a estação Vila Olímpia da CPTM. Mas não pedale pela Avenida dos Bandeirantes, use essa rota sugerida para ir até a estação.
http://www.bikely.com/maps/bike-path/Jabaquara-Ciclovia-Marginal
Se hidrate muito durante a viagem e se alimente, jamais pedale com fome. Leve frutas secas, barras, gels de hidratação e até mesmo um lanche se possível. Se sentir fome pare e se alimente, jamais pedale com fome ou sede.
Em caso de dúvidas, mande um e-mail para rotamarciaprado@ciclobr.org.br pois voluntários do Instituto irão ajudar a esclarecer todas suas duvidas.
Prepare sua bicicleta e participe do Passeio Cicloturistico da Rota Márcia Prado. Este ano esperamos uma massa de dois mil ciclistas, junte-se a nós e vamos mostrar o quanto queremos essa rota para o próximo ano, você faz parte desta luta e esperamos comemorar mais essa conquista em 2011.