sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oitava e ultima etapa - Pedalando de Rocha até o Chuy/URG ou Chui/BR

Olá amigos,

É chegada a hora de encerrar a jornada e agora serão somente 85 km. Em Rocha quando estava tomando minha patricia e olhando pela janela a vida transcorrendo, pensando com meus botões, digo, com meu zíper... olhei para a esquina e vi um pequeno comércio onde se negociavam passagens de ônibus, de Rocha para Punta, Montevidéu, La Pedrerra e o tão sonhado Chuy... Sabe que de tão cansado, até pensei em embarcar bem pomposo em um "busão", jogar a bike em baixo e seguir rumo a nossa tão sonhada fronteira....quem me deras.

Mas, pensando bem. Meu propósito é chegar até a fronteira de nosso país. Então vamos lá. Voltei para o pulgueiro e me preparei para a ultima fase da minha jornada. Sabe que durante alguns momentos pensei no meu amigo que está dando a volta ao mundo. O Élcio Thenório e seu projeto Rodas Livres.(http://www.rodaslivres.com.br/). Por diversos momentos temos um mix de sentimentos, taís como desespero, tristeza, saudade, medo, e, o mais comum, felicidade. Como ele se portará quando perder esta proteção que temos atrás das nossas fronteiras. E ai Élcio? Este brasileiro está em vias de dar a volta ao mundo. É amigos, isto existe no mundo ciclístico/cicloturistico. Vocês é que não conhecem este mundo. Prestigiem o Élcio. Acessem o site e se cadastrem. As matérias são fantásticas. Você vira fã e chega até a reclamar quando não recebe as postagens diárias. confiram.

Sai logo cedo do pulgueiro e peguei a estada sentido Chuy. Antes até procurei algum local com frutas para um café digno de quem estava a finalizar sua meta. Pedalar, desprogramados 1.247 km, a princípio seriam 2.000 , de Mendoza á Chuy, mas devido a problemas técnicos de incompatibilidades diversas, foram inferiores, mas tá bom.

Nesta foto temos a fronteira Chuy/URG com Chui/BR. O mais engraçado que é uma mistura de comerciantes Uruguaios na área do Brasil e vice-versa. Perguntei o que aconteceria se alguém cometesse um crime na área do Brasil e fugisse para o lado Uruguaio. Se a policía poderia passar a fronteira para perseguir o criminoso e disseram que antigamente não se podia, agora sim. Em caso antigos, o criminoso fugia da policia e ficava após o canteiro central, que já é outro país. Ficava em pé e a policia não podia prender. Imaginem, que loucura.


Longas estradas e nada de ver um comércio para tomar o meu café da manhã...


Por diversos momentos reclamava pelas estradas intermináveis. Acho que é coisa de quem está finalizando um determinado caminho.



Alguns vilarejos na beira da estrada, todas as casas sempre sem grades, portão, etc.. Só os malditos cachorros para me perseguir..


Achei um pequeno comércio com um pequeno posto de gás. Lá comprei milagrosos croissant, gatorade, aguá. Paradinha para as fotografias. Logo na entrada tinham alguns senhores conversando e disse em bom tom "bom dia" e ninguém me respondeu. Tudo bem. Mas depois que cheguei ao caixa, disse novamente bom dia e somente o proprietário respondeu.

No Uruguay temos que ficar atentos ao valor da moeda, pois um croissant pode custar $60,00, uma diária em um pulgueiro custa $ 360,00, então você pode achar que está com muito dinheiro e se estrepar.







Depois um dos mal educados, o dono da caminhoneta, ao sair, me perguntou para onde eu estava indo.Dá vontade de responder "para tua casa[..].


Casas pré-históricas, pelo menos parecem. No Uruguay não se usa bloco, somente tijolo de barro, pois a temperatura em determinada época do ano é muito baixa.



Em vários relatos de amigos que viajam pela Argentina temos informações de inúmeras pessoas que fazem cicloturismo, 95% são estrangeiros, Americanos e Europeus. No Brasil ainda não chegamos neste patamar de evolução. Por ai o conceito de ciclismo é que é "coisa de pobre". É uma realidade que aos poucos está mudando. Quem sabem mais uns 500 anos..rs.

Encontrei este jovem casal de alemães que inclusive conhecem o Klaus Peter Rurack. Meu amigo de Poá. Que mundo pequeno este!!! Peguei com eles o endereço do diário de viagem. Mas sabe com é a linguá alemã. Não entendi necas, alguém se habilita?(http://virvelvind.de/ausflug/).Até conversamos um pouco em Espanhol, mas eles dominam mais sua língua natal e o inglês. Ele saíram de Porto Alegre, Poá para quem não conhece é uma nomenclatura aeroportuária. Estavam seguindo para a Terra do Fogo. Faziam uma média de 80 km por dia. Que beleza. Viva ao cicloturismo.
Tô até no blog deles..hehehe(http://www.23hq.com/anne_aus_berlin?page=7)


Boa sorte para eles em sua jornada.


Em determinada altura da estrada me deparei com uma pista de aviões, é isto mesmo amigos. Ponto estratégico da força aérea Uruguaia.


Será que posso voar destino o Chuy!!!


Pelos menos uns 30 km antes deste ponto o vento vindo do norte era insuportável e comecei a conversar com DEUS. Pedi que me desse força para aguentar o final. Sabe aquela ansiedade de chegar...


Heheheheh Brazil, ops, Brasil... Chegada a nossa pátria é uma sensação maravilhosa. Quem foi para fora sabe como é..


Depois mais dois kilometros para chegar ao Chuy. Caracas o fronteira que não chega...


Mais um casal de alemães que estava vindo do Panamá e seguindo até DEUS sabe onde. Quem beleza de povo que gosta de andar de bike. Estes são o Bernd e sua esposa Sabina. Muito simpáticos. Eles estão a SETE MESES viajando.Que beleza. Perguntei para ele como ele paga as contas, mas acho que ele desconversou em alemão. Deve ter dito a esposa " Scheiße, não é problema seu!!!!"  ..rs.

O site deles é(http://lebenistreisen.de/) e seguem viajando, acredito que até a patagônia Argentina e depois pelas europas.

Veja o video entrevista canal cone sul (http://youtu.be/Q3ToJkCakeY)


Fronteira Chuy. Parece meio terra de ninguém. A rodoviária é sinistra e fico atento a tudo e todos. Ao meu lado tenho um mochileiro Italiano e fumador da erva daninha, entendem né.


Posteriormente editarei um vídeo com musica, mesclando as fotos e depois postarei neste blog para todos.

Agora é enfrentar a viagem de ônibus até Porto Alegre, serão 12 horas e depois até São Paulo, mais 18 horas e com certeza chegarei só o pó... Total de 2.400 kilometros de busão.. Chega de avião. quero descansar...

Até mais amigos e depois postarei informações importantes sobre o material levado, o que faltou, entre outros.

Um abraço a todos e obrigado pelas mensagens postadas e toda a força durante a trajetória.

Vanderlei José Torroni
vjtorroni@gmail.com




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sétima Etapa - Pedalando de Punta Del Este até Rocha/URG

Olá Amigos,

No hosteles International sempre conhecemos pessoas de vários países, como América(USA), Alemanha, entre outros países, mais ninguém é tão carismático quanto o brasileiro. Conheci o Sérgio de Niterói e conversamos sobre diversos assuntos. Ele estava em Punta somente para jogar no Conrad.

Depois de uma noite bem dormida, como diria meu finado pai, logo cedo acordei e preparei as bagagens e parti pela praia dos dedinhos. Como estamos fora temporada, quase todo o comércio está fechado, infelizmente, mas segui pela avenida principal de Punta sentido Norte, Brazil.

Estes dedos que saem da area remetem a imaginar um libertar de algo que está preso em nós, não é. Muito louco este visual.


Logo cedo já saio para uma jornada de 120 km direto para a cidade de Rocha.


Muito frio meus amigos. O equipamento não é charme não....


Estes dedinhos estão precisando de uma manicure!!!


Seguindo rumo Norte, na área de Punta só temos casinhas simples...vejam..


Cada casarão e eu parecendo um mendigo pedalando por dois países...


Parecem duas nádegas....


E segue estrada a fora, ou dentro, sei lá, mas o que sei é que por todos os lados temos casas bacanas e detalhe, sem muros, cercas elétricas, câmeras, seguranças, etc.

Aqui, me disseram, que algumas politicas publicas, funcionam, como a segurança. Vamos exportar para o Brasil.


Ponte muito esquisita esta. Foi difícil passar por ela, primeiro que pela quantidade de bagagens na bike, segundo que as betoneiras derramam cimento quando passam pela ponte, nem preciso falar mais alguma coisa, imaginem os trancos e, por ultimo, alguns cornos me forçaram a ir para a direita, ficou bem ruim passar pela ponte de bebum..rs


Um fela da p[..]de um cão, alias, como cachorro gosta, ou não gosta de ciclista. Perdi as contas de quantos cães tentaram me morder.. Nesta altura tinha um abençoado cão que ficou atrás do "gard rail" e queria me pegar, mas como sou mais esperto, apontei minha botina para sentar o pé na cara dele. Ainda bem que não foi necessário, pois o bichinho viu que me armei e ficou na dele...rs


Novamente estradas intermináveis e eu ainda nem sabia o que me esperava nesta RUTA 10. Amigos que pretendem um dia acessa-la, optem pela ruta 09 na saída no km 250(+/-).


Bem, na altura do km 290, tínhamos uma placa que avisava que a balsa opera de segunda a sexta das 08hs às 12hs e depois das 14hs às 18hs, ou seja, não chegou neste horário, se finou..para não dizer outra palavra.

Balsa bonitinha, neste ponto temos um laguna(lagoa) que normalmente só pode ser atravessada de balsa, esta que é movida a um barquinho com motor.


Muito simpático o auxiliar que se prontificou em tirar uma foto do ninja biker...


Depois da balsa fiquei surpreso em ver que não tínhamos mais asfalto e o barqueiro me informou que seria mais 12 km até a próxima laguna.

Belesma, como diz um amigo meu. Vamos lá. Nesta altura temos um hotel que fica nesta mesma laguna e tem simpáticos bangalós flutuantes, Veja que charme..só que não tinha nem uma mosca neste local. Tudo em função da alta temporada.


Parecem caixas de papelão flutuando...rs


Muito legar esta estrutura deste hotel.


 Até que a estrada estava bem socada. vamos lá...velocidade média de 8 km..é florida.....Só a beira mar...


Agora entramos na área rural...essa porra de estrada não acabava mais....caracas....


Nesta altura a estrada acabou em outra laguna que estava intransponível, fui obrigado a pegar outro acesso, o que daria mais 12 km, somado ao já rodado, 24 km no total, terríveis. Como lamentei e como pensava em desistir. Com 24 kg da bike, mais 24 kg de bagagem e mais os meus 90 kg. Pô, é dificílimo... Pensei muito em parar e pedir uma carona, esta que não viria até o final da RUTA barrenta...



Clikem na foto para ampliar e vejam as vacas me olhando..todas..... Ai que vontade de tirar uma picanha e um baby bife para o jantar. Não fiquem olhando muito suas Cow's, ou mimosas!!!!


Chegando em Rocha, cidade de 210 anos com construções muito antigas e por sinal mau cuidadas e sujas... O Hotel era um lixo e quase não consegui subir os dois andares com as bagagens. Foram 133 km até aqui. Forcei demais e estou muito fraco.


Não poderia deixar de tomar minha patricia depois da pasta com papas...Que saudade do arroz com feijão e batatas fritas.........zzzz. Cara de destruido ou mendigo international....


Muitas bikes e pessoas de todos os níveis pedalando pela cidade. Muitos idosos...bacana, não se vê em sampa isto..


Famílias de bike.

Não vi uma bike com cadeado nesta cidade. Que beleza, mas convenhamos, todas muito velhinhas. Não vi nenhuma Scott...rs


Melhor point da cidade.

Não parece Cartagena na Colômbia....


Tomei um aperitivo neste restaurante e o pessoal gosta muito de brasileiros. Deve ser porque nossa moeda vale dez vezes mais...rs


Na ruta 9 tínhamos dezenas de rios que desaguavam no mar. Não vi nenhum sinal de esgoto ou lixo nestes rios. Olha isto brasileiros...


Carneirinhos na estrada. Mais na frente acho que um deles atravessou fora da faixa e foi atropelado. O coitado, morreuuu, como diz, um pessoa muito próxima a mim.

Também tínhamos dezenas de guaxinins e gambás mortos na estrada. Perdi a conta de quantos visualizei.


Uma das praias mais populosas, segundo meus 460 km pedalados por este litoral. Fora Punta e Maldonado, é claro..


Como temos carros velhos na Argentina e no Uruguay. Me informaram que os impostos são altos para carros novos e por isso as pessoas optam por manter seus carros velhos. Só não sou a favor devido a emissão de poluentes, o resto aprovo.



Parece um portal de entrada para a terra do Heman.....


Frente ao único pulgueiro em Rocha. Hotel Municipal..


Visão point... O comércio em geral, seja na Argentina ou no Uruguay, fecha às 15hs...Incrível.. Não comeu. se finou...


Muitos becos entre as ruas e não me senti inseguro, em nenhum momento.