sábado, 21 de janeiro de 2012

THE CITY FIX BRAZIL (World Bicycle Forum)==> 1º Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre/RS Brasil



Olá Amigos,

Habituada a receber conferências e fóruns globais, Porto Alegre agora se prepara para mais uma reunião que vai marcar a vida da cidade em busca de um futuro mais sustentável. O 1º Fórum Mundial da Bicicleta (World Bicycle Forum) será realizado na capital gaúcha em fevereiro, com o objetivo de dar mais um passo em busca de uma cultura mais sólida da bike.
O evento acontece entre os dias 23 e 26 de fevereiro, há exato um ano após o atropelamento de ciclistas durante a Massa Crítica. As ações serão realizadas em diversos pontos da cidade, desde bicicletadas e oficinas até palestras de segurança e orientações para os ciclistas. De acordo com os organizadores, a verba para a viabilização do fórum será captada por crowndfunding, através do Catarse.
A programação ainda está em aberto e sugestões de atividades e atos podem ser enviadas para o email: wbfportoalegre@gmail.com. Abaixo, uma previsão do que deve ocorrer no 1º Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre:



    

Caminho Cem (Brasil) - Serra da Mantiqueira - Brasil




Rota Bike Map -=> Informação Bia Ciampa e Gê faria

Direito de texto  -Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela.



O Caminho CEM, o  Caminho Ecológio da Mantiqueira, percorre os altos da Serra da Mantiqueira, tendo 200Km de distância entre as cidades de Campos do Jordão e o Parque Nacional do Itatiaia. Passa por 3 estados 8 cidades, vilas e lugarejos, onde a beleza dos campos, rios, cascatas, várzeas e matas, são presença constante ao longo de todo o caminho, tendo como ornamento, o incomparável acolhimento, simpatia e simplicidade das pessoas ao longo das estradas, que vão custar dedos de proza.

O Caminho Cem (Brasil) foi criado para dar estrutura às pessoas que gostam e queiram fazer peregrinação pelos altos da serra da Mantiqueira, oferecendo-lhes pontos de apoio.

No ano de 2001, Edison, Ana e o Francisco de Assis, percorreram o caminho, saindo de Campos do Jordão – SP passando por varias cidades de Minas Gerais e chegando no (PNI) Parque Nacional do Itatiaia – RJ.  Surgiu assim a idéia de repassarmos o percurso, a outros peregrinos, para que tivessem a oportunidade de percorrê-lo sem custos.

Após planejamento e varias incursões pelo caminho, no ano de 2009, demos nome, criamos o logo-tipo e com três equipes, com veículos OF-ROAD 4x4, marcamos com setas amarelas a aproximadamente a cada 500 metros uma das outras e acertos finais dos apoios (hotéis, albergues, pousadas e casa de colonos) onde os peregrinos podem contar com apoio ao longo do caminho.

Como já era idéia desde o início, esse caminho não terá nenhum vinculo associativo, cooperativo e não GERARÁ LUCROS ECONÔMICOS, proporcionando sim campo de trabalho e de comércio ao longo do percurso, promovendo sempre que possível um desenvolvimento social.


Ecoturismo no Brasil - Mata Atlântica



 Turismo de Aventura / Mata Atlântica - A Floresta PluvialAtlântica (Mata Atlântica) é o mais diverso dos biomas brasileiros, o lugar onde se iniciou a história deste pais e um destino deecoturismo / turismo de aventura privilegiado.

Área / Localização
O terceiro maior bioma brasileiro ocupa mais que 1 milhão de quilômetros quadrados do litoral Atlântico entre Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul (regiões Nordeste, Sudeste e Sul).

Geologia / Geomorfologia
A Mata Atlântica se desenvolve sob terrenos pré - cambrianos da parte oriental do Escudo Atlântico incluindo o Cráton do São Francisco e as províncias geotectônicas Mantiqueira e Borborema. É o único dos biomas brasileiros com montanhas significativas. Destacam-se as feições geomorfológicascenozóicas da Serra do Mar / Mantiqueira e do Rift Continental do Sudeste. Com picos próximos a 3.000 metros, apresenta as maiores elevações no leste da América do Sul.

Clima / Solos
clima da Mata Atlântica é influenciado pela radiação solar dazona climática tropical e subtropical e pelas massas de ar úmidas vindo do Oceano Atlântico. É caracterizado por uma estaçãoquente e úmida de novembro até março (verão) e outra fria e seca de maio até agosto (inverno). Seus solos se dividem em solos de sedimentação terrestre, nos planaltos, escarpas e pês das montanhas e solos de sedimentação marinha nas planícies litorâneas.

Ecossistemas / Vegetação / Faixas de Altitude
O bioma da Mata Atlântica compõem 9 ecossistemas com até 5 faixas de altitudeFormações Pioneiras(manguezalrestinga e caixetal), Floresta Ombrófila (densa, aberta e mista), Floresta Estacional (semidecidual e decidual) e Campos de Altitude.

Flora / Fauna / Biodiversidade
A extraordinária biodiversidade da flora e fauna deste bioma é o resultado da sua história geológica, sua extensão tropical / subtropical, fortes variaçðes climáticas no pasado e significantes desníveis de altura. Adicionalmente, florestas pluviais costeiras são mais ricas em biodiversidade que as no interior do pais (como por exemplo a Amazônia).

Espeleologia
Província Espeleológica do Alto Vale do Ribeira / Paranapiacaba com os parques estaduais de (PETAR,Intervales e Jacupiranga) protegem a maior quantidade de cavernas cársticas existentes no Brasil (300).

Historia / Cultura
Além da sua beleza natural a Mata Atlântica esconde alguns significantes sítios histórico-culturais, como trilhashistóricas na Serra do Mar e da Serra da Bocaina, os pré-históricos sambaquis em Superagüi e as culturascaiçaras / quilombolas em Juréia-Itatins, a Ilhabela ou na Juatinga.

Áreas Protegidas
Segundo a Conservation International, o bioma da Mata Atlântica insere-se aos 5 hotspots da biodiversidademais valiosos da Terra. Compreende a segunda maior Reserva da Biosfera no mundo e aproximadamente 600 dos 900 unidades de conservação brasileiras. As Reservas de Mata Atlântica do Sudeste e da Costa do Descobrimento foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1992. 





Direito de fotos e texto:
Ecoturismo / Turismo de Aventura - BrasilTrekking & Mountain Bike na Mata Atlântica