quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pedalando por São Paulo Sábado 04/02/2012 - 2º Etapa

Olá amigos,

Neste ultimo Sábado pedalei por São Paulo, a um sol a pino de 34 graus, mas precisava cumprir um compromisso na Ciclovia de Pinheiros. Alguns amigos Uruguaios me pediram para divulgar passeios em parques em nossa Cidade de São Paulo.

Aproveitei, e para começar tirei algumas fotos na ciclovia da Marginal Pinheiros.

Ciclovia às margens do Rio Pinheiros

Trecho de 14 km vai da Estação Autódromo da CPTM até Vila Olímpia.


Existem alguns pontos de apoio no decorrer da ciclovia, mapa, segurança, água, banheiros e muita conversa para se jogar fora com os amigos ciclistas que descansam por lá. Temos atrás um bicicletário, só que quem projetou acredito que não anda de bike, pois, quem é que deixaria a sua bike, mesmo que com cadeado se estar a sua vista.

Durante todo o tempo em que fiquei no local, só vi uma garota corajosa deixando lá. Os demais deixavam parada na frente da área comum.



Neste ponto sentido Autódromo de Interlagos temos uma boa reta, mas quem se arrisca a ir sozinho, depois do único caso de assalto na história da ciclovia, quem??. E o cheirinho que vem do rio, nem se fala.


A parte mais bonita da ciclovia, na minha opinião, é parte da ponte estaiada.






Quem sabe em um futuro longínquo, todos ou grande parte dos funcionários dos inúmeros empreendimentos comerciais, utilizarão a ciclovia para locomoção casa-trabalho e vice-versa.

Deus existe...






História do Parque do Ibirapuera

A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.


Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a idéia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.


Uma das entradas.

Muita grama para piquenique e banho de sol..


Bambuzal para ficar refrescando a sombra e vendo a paisagem.


Existem muitas obras de arte pelo parque a fora, ou a dentro....rs


Um dos lados onde temos o museu afro-Brasil e um restaurante. Já almocei e não achei caro.


Olha a criança começando a pedalar.


Monumento às Bandeiras é uma obra de arte executada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, e foi erguida na região centro-sul da cidade, na Praça Armando Salles de Oliveira, tendo sido encomendada pelo governo de São Paulo em 1921.
escultura com 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinqüenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

O Famoso empurra, empurra. Show, este que é um dos monumentos mais visitados de São Paulo.









Temos ainda grande uma agenda de shows no auditório do Ibirapuera. Vale a pena pedalar até lá e ficar a toa ouvindo uma boa musica. Confiram.

www.auditorioibirapuera.com.br/


Lá temos uma grande área livre que é coberta, onde sempre temos praticantes de patins, skate, Bikes, entre outros.




Ainda temos o lago do Ibirapuera.



Muita ciclovia e muita gente bonita também.






Infra-Estrutura e Administração

Portões 3, 4 e 5
De segunda-feira a domingo
Tel.: (55-11) 5574 - 5177

Entrada para os bolsões do Estacionamento:

Portão 3 - Av. Pedro Álvares Cabral e Portão 7 - Av. República do Líbano (nos demais portão acessa a pé)

Estrutura:

O aluguel de bicicletas no Parque Ibirapuera é feito próximo ao Portão 3. O responsável pelo serviço é Flávio, que aluga somente bicicletas individuais pelo preço de R$ 5,00 a hora. O seu telefone de contato é 055-11-8753-1617.

- Pista de Cooper de 1.500 metros;
- Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;
- Ciclofaixa de 3 mil metros;
- Campo de futebol de saibro;
- Restaurante;
- Praça de jogos próxima a sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez / damas;
- Banca de jornal e revistas;
- 2 lanchonetes;
- 2 Playgrounds;
- 7 quadras poliesportivas;
- Viveiro Manequinho Lopes;
- Divisão de Fauna;
- Herbário Municipal;
- Planetário Professor Aristóteles Orsini;
- Escola Municipal de Astrofísica;
- Escola de Jardinagem;
- Pavilhão Japonês;
- Museu Afro Brasil (Pavilhão Manoel da Nóbrega);
- Museu de Arte Moderna (MAM);
- Jardim de Esculturas;
- Fundação Bienal e Porão das Artes (Pavilhão Ciccillo Matarazzo);
- Museu de Arte Contemporânea (MAC - Pavilhão Ciccillo Matarazzo);
- Oca (Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez);
- Praça Burle Marx;
- Praça da Paz;
- Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).



Mais um pouquinho..

No final do ano passado surgiu umas Bikes diferentes. Era o artista internacional Olafur Eliasson



EGO EM PERSPECTIVA

A idéia de colocar os valores em xeque chega às pessoas por meio de luzes e espelhos. Os trabalhos têm a ambição não declarada de fazer o público olhar para si mesmo de um jeito novo.





http://www.olafureliasson.net/works.html

World Bike Tour 2012 transforma pedaladas em eletricidade. No final do ano, na avenida Paulista, foi instalado um grande gerador de energia movido a pedaladas.

Evento promove a conscientização e busca incentivar os paulistanos a pedalarem em busca de uma melhor qualidade de vida







www.worldbiketour.net/



Para a saideira apresentoA Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um Centro Cultural localizado na Avenida Paulista 37, em um dos últimos casarões da avenida mais movimentada do país. A atmosfera onírica da antiga construção e seu jardim, em contraste com a moderna estrutura urbana, traduz o que a Casa das Rosas representa: um refúgio onde toda a expressão poética encontra seu espaço. Um território onde a liberdade artística se materializa, por meio de saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, exposições e qualquer outro formato que privilegie a difusão da poesia e da arte em geral.


A poesia encontra na Casa das Rosas um espaço completamente democrático, onde se pretende desfazer preconceitos e qualquer paradigma negativo sobre a arte poética. É também o primeiro espaço público do país destinado à poesia, sendo batizado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido em 2003.




http://www.casadasrosas-sp.org.br/

Bem, então, acho que atendi ao pedido dos hermanos Uruguaios. Logo mais, apresentarei um outro parque, que recebe muito bem os ciclistas de São Paulo e região metropolitana. Também fotografarei alguma cosita mas, que achar legal no caminho de ida ou de volta..


Até mais amigos.