sábado, 16 de junho de 2012

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável


1. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (ou Rio+20) ocorrerá de 20 a 22 de junho no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, Brasil.

2. O endereço do Centro de Convenções Riocentro é:
Avenida Salvador Allende, 6555
Bairro: Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ
Brasil

3. O Centro de Convenções está situado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a cerca de 50 minutos por rodovia a partir do centro do Rio de Janeiro e 40 minutos do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

4. A Conferência será precedida pela terceira sessão da reunião do Comitê Preparatório, que ocorrerá de 13 a 15 de junho de 2012 também no Riocentro.
O calendário de atividades proposto para a terceira sessão da reunião do Comitê

O Governo brasileiro propôs quatro Dias de Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável a ocorrer de 16 a 19 de junho de 2012 para abordar os seguintes tópicos: 1. Segurança alimentar e nutricional; 2. Desenvolvimento sustentável para erradicar a pobreza; 3. Desenvolvimento sustentável como resposta à crise econômica e financeira; 4. Economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de consumo e produção; 5. Cidades sustentáveis e inovação; 6. Desemprego, trabalho decente e migrações; 7. Energia sustentável para todos; 8. Água; 9. Oceanos; 10. Florestas.

Fotos marcantes evento:


Chefes indígenas de várias etnias compareceram no evento.


Batedores escoltando representantes.



A Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, reúne organizações da sociedade civil para discutir temas relacionados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.Rodrigo Vianna/G1.




Protótipo de carro elétrico todo analógico da BMW ano 1972. Rodrigo Vianna/G1.




Índios se reúnem em plenária durante evento paralelo a Rio+20. Rodrigo Vianna/G1




Ambientalista fantasiado de morte segura o globo durante a Cúpula dos Povos. Rodrigo Vianna/G1.



Inúmeros eventos de sustentabilidade em diversos locais.


 Patrulha policial em um quadriciclo passa pela praia de Copacabana no terceiro dia da Rio +20. Felipe Dana/AP.


Camping da Rio+20 tem bike, violão e prancha de surfe para lazer de jovens. Estudante faixa preta em judô trouxe quimono para treinar durante a viagem. Acampamento na UFRJ vai receber mais de 2 mil para a Cúpula dos Povos.

Até o fim da Rio+20, o gramado do campus da UFRJ, na Praia Vermelha, será o hotel de mais de 2 mil jovens, que chegam à cidade para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência da ONU. Para garantir a diversão, os estudantes foram além do kit barraca e mochila e trouxeram na bagagem violão, bicicleta, pranchas de surfe, quimono e bebidas regionais.

Jovens de Santa Catarina trouxeram pranchas de surfe, bicicletas e violão para garantir a diversão durante o descanso na Rio+20 (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

A delegação de alunos da Universidade Federal de Santa Catarina desembarcou no Rio após 24 horas de viagem. No bagageiro do ônibus havia bolas de futebol, mais de 10 pranchas de surfe e oito bicicletas. Além dos debates sociais no Aterro do Flamengo, o roteiro dos estudantes inclui visitas às praias do Arpoador, Ipanema e às trilhas do Parque Nacional da Tijuca.

“Essa é a minha primeira vez no Rio. Quero aproveitar para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos. Como ficamos em um camping próximo a ciclovias, pretendo usar apenas a bicicleta como meio de transporte”, disse Clésio Henrique Cardoso, de 30 anos, aluno do curso de ciência e tecnologia de alimentos.

Rodinhas de violão
À noite, como todo acampamento que se preze, o gramado da UFRJ vira o palco das rodinhas de violão. No repertório de João Augusto Medeiros, de 23 anos, estão os clássicos da Legião Urbana, Bob Marley e Paralamas do Sucesso.

“Alguns colegas trouxeram atabaque, então vai dar para tirar um som mais animado. Quando começo a tocar violão, todo mundo se aproxima, assim é bom porque conheço as pessoas dos outros estados e países que também estão alojadas aqui”, falou o rapaz.
Os estudantes da Universidade estadual da Paraíba trouxeram as tradições do Nordeste para o Rio. Na mochila do estudante de educação física, Felipe Lisboa, não faltou cachaça artesanal e os CDs dos ídolos do forró Flávio José e Alcymar Monteiro.

“A nossa ideia é que as pessoas dos outros lugares conheçam um pouco mais do nosso estado. Quero ensinar as gringas a dançar o forró coladinho”, brincou o jovem, morador de Campina Grande.





Judocas no acampamento
Felipe e o amigo Marcílio Meneses, ambos faixa preta de judô, não querem deixar de praticar o esporte durante a estadia no Rio. Na mochila veio espremido o quimono, que já foi usado no primeiro dia deles na cidade. “Vamos aproveitar para conhecer alguns locais que oferecem treinos de judô. De repente, conseguimos alguma bolsa de estudos e incentivos para seguir no esporte”, explica Marcílio.

Marcílio e Felipe treinam judô durante a estadia no Rio para a Cúpula dos Povos (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Eles enfrentaram com outros 10 amigos, 36 horas de viagem em um micro-ônibus sem banheiro e ar-condicionado. Com receio de não encontrar bares e lanchonetes pela estrada, o grupo comprou 36 caixas de leite, pães, frios e biscoitos para consumir durante o trajeto Campina Grande-Rio de Janeiro.

“Não sabíamos como ia ser a estrutura do camping, então achamos melhor nos precaver e trouxemos muitos alimentos, até mesmo isopor e galão de água de 25 litros”, comentou Marcílio.

Manual do acampado
A organização da Cúpula dos Povos, responsável pela administração do camping, montou o “manual do acampado”, que será distribuído aos hóspedes. Segundo os coordenadores, por medida de segurança, as portas do camping serão fechadas à 1h e só reabrirão na manhã seguinte. Para manter a limpeza, foram criados grupos que vão se revezar na faxina dos banheiros, das barracas e da área comum do acampamento.




Cristo Redentor ganhou iluminação verde em homenagem à Rio+20. À noite, monumento recebe iluminação especial em virtude do evento.  Na noite desta quinta (14), é possível ver o Cristo Redentor com luzes verdes (Foto:Marcos Estrella/ TV Globo)





Na noite desta quinta-feira (14), é possível ver o Cristo Redentor iluminado por luzes verdes. A iluminação especial é uma referência à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece até o dia 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é buscar soluções permanentes e concretas para o desenvolvimento sustentável no médio e longo prazo, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Monumento ganhou iluminação especial em homenagem à Rio+20 (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)




Conferência mundial sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre até o dia 22.








EUA ganham o primeiro prêmio de 'Fóssil do Dia' da Rio+20. Prêmio será oferecido todos os dias por ONGs da Climate Action Network. Vencedor é o país que grupos acham que fez menos pelas negociações.

Os Estados Unidos receberam nesta quinta-feira (14) o primeiro prêmio de "Fóssil do Dia" da Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que acontece até o dia 22. O prêmio é um reconhecimento irônico ao país que "está fazendo menos pelo progresso da negociação" da conferência.




A premiação é oferecida pelas mais de 700 organizações que fazem parte da rede Climate Action de defesa do ambiente. Ela é apresentada de forma sarcástica, com intenção de pressionar para uma maior participação dos países nas negociações. A cada dia, um novo país vai ser apontado como "fóssil do dia" da Rio+20. Ao final da conferência, a rede de ONGs vai indicar o país que menos ajudou toda a negociação. 

"O nome do prêmio ainda vai ser definido, mas vai ser algo como 'fóssil colossal'", disse Cameron Fenton, representante de um grupo de jovens do Canadá que organizou a apresentação do prêmio.

O americano Brandon Schoenman recebeu o prêmio irônico de 'Fóssil do Dia' em nome dos EUA (Foto:Alexandre Durão/G1)

Os Estados Unidos ganharam o prêmio hoje, mas vamos premiar um país a cada dia e nenhum país está livre de ser visto como fóssil do dia", disse Fenton. Segundo ele, nem o Brasil, que sedia o encontro, está livre de ser premiado, caso não ajude nas negociações.

Segundo o Climate Action Network, os EUA "se recusaram repetidas vezes a comprometer fundos para iniciativas de desenvolvimento sustentável no processo da Rio+20, apesar de oferecer mais de US$ 521 bilhões para grande poluidores", disse o apresentador do prêmio, o australiano William Mudford.

Segundo a Climate Action Network, o prêmio de "Fóssil do dia" foi oferecido pela primeira vez em 1999, durante um fórum de ONGs na Alemanha. Segundo o grupo, os Estados Unidos venceram por "não ter nenhum compromisso real" com as negociações e por empreender esforços para "apagar os compromissos significativos de várias partes da negociação do texto durante todo o dia de ontem".
Brandon Schoenman, jovem americano que faz parte da organização Human Impact, recebeu o prêmio em nome do seu país. "Aceito com pesar o prêmio em nome do meu país, e espero que os Estados Unidos se transformem em campeões do desenvolvimento sustentável", disse Brandon. Segundo Mudford, os Estados Unidos ainda podem ter uma participação mais ativa nas negociações da Rio+20.






Ônibus ecológico produzido em Curitiba é apresentado na Rio+20. O veículo possui dois motores, um elétrico e outro movido a biodiesel. Ainda neste ano, ônibus vai integrar a frota do transporte coletivo de Curitiba.

A partir de setembro, 60 unidades do Hibribus vão integrar o transporte coletivo da cidade (Foto: Brunno Covello/SMCS)

Um ônibus com dois motores, um elétrico e outro movido a biodiesel, produzido pela Volvo em Curitiba foi apresentado nesta quinta-feira (14) na Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que acontece no Rio de Janeiro.

O veículo recebeu o nome de Hibribus. Ele é mais econômico e menos poluente. A partir de setembro deste ano, 60 unidades do ônibus ecológico vão integrar a frota do transporte coletivo de Curitiba. O Hibribus ficará em exposto na conferência até o fim da Rio+20, sexta-feira (22).




Índios se reúnem em plenária durante evento paralelo a Rio+20. Rodrigo Vianna/G1






O Preparatório está disponível no site da Rio+20, em www.uncsd2012.org.


Fontes:
www.uncsd2012.org.
G1.com

domingo, 10 de junho de 2012

Poder do pedal no mundo - parte 2(+ Dez super fotos)

Amigos,

Mais DEZ super fotos marcantes no mundo onde a bicicleta faz diferença.


11- A mulher passeia no guidão de uma bicicleta em que ela participa nos protestos do Primeiro de Maio organizada pela Toronto Ocupar e No One Is grupos ilegais em Toronto em 01 de maio de 2012. (Marcos Blinch / Reuters) #


12-Um homem tailandês passeia com seu filho em um triciclo custom-built projetado para enchentes em Banguecoque em 28 de outubro de 2011 como o Chao Phraya rio que corre pela capital aumentou para níveis recordes. (Aaron Favila / Associated Press) #


13-Paul Reubens, em caráter de Pee-wee Herman, chega através de bicicleta na água para receber o Prêmio Visionary no Scream Awards 2011 em 15 de outubro de 2011, em Los Angeles. (Chris Pizzello / Associated Press) #


14-O analista biológico Alan Dowden do Banco de esperma Seattle Sperm monta a bicicleta, um design personalizado, bicicleta de alta tecnologia usada ​​para a doação de esperma a clínicas de fertilidade em Seattle em 8 de novembro de 2011. (Anthony Bolante / Reuters) #


15-Um dos muitos Velomobiles, bicicletas reclinadas com elegantes e coloridos carroceria exterior, toda fechada e seguindo para a estrada em Portland, Oregon em 28 de julho de 2011. Vinte e cinco ciclistas pedalam até Washington DC para espalhar a mensagem de que o transporte sustentável e limpo pode ser divertido. (Rick Bowmer / Associated Press)


16-Um funcionário da Murata Manufacturing Co. do Japão apresenta a companhia bicicleta-equitação robô "Murata Seisaku-kun" em uma feira de eletrônicos em Chiba, Japão em 04 de outubro de 2011. (Kim Kyung-Hoon/Reuters) #




17-Um homem idoso chinês anda de micro bicicleta em Pequim, em 22 de outubro de 2011. (Mark Ralston / AFP / Getty Images) #





18-Zhang Yali testa uma bicicleta gigante concebida e realizada por ele e seus amigos em Jilin, China em 25 de dezembro de 2011. A bicicleta pesa mais de uma tonelada. (China Daily / Reuters) #


19-O designer alemão Dieter cria a bicicleta "Didi" Senft, também conhecida como El Diabolo durante o Tour de France. ela apresenta sua mais recente invenção da bicicleta, o chamado '111-12-dentes-de rake bicicleta 'em Storkow, Alemanha em 12 de março de 2012. A bicicleta é feita de "111" rastelos de jardim. (Patrick Pleul / AFP / Getty Images) #


20-Uma jovem visitante admira um modelo de uma bicicleta solar em exibição no Taipei World 2011 Design Expo em 22 de outubro de 2011. (Patrick Lin / AFP / Getty Images) #



Em breve postarei mas 10 super Bikes fotografadas pelos olhares atentos a bicicleta.

Até mais...