quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Inaugurado mais 5 km de ciclovia Rio Pinheiros em São Paulo


Inaugurado mais 5 km de ciclovia Rio Pinheiros em São Paulo

Na ultima Sexta Feira, dia 10/02, a CPTM inaugurou mais 5 km da primeira fase novo trecho ciclovia paralela ao Rio Pinheiros, entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, totalizando 19 km de extensão.




As obras contemplam serviços de pavimentação, sinalização horizontal e vertical, além da implantação de dois acessos pela estação Santo Amaro e cidade Universitária e de três novos pontos de apoio, com banheiro, bebedouro e atendimento aos ciclistas: em Santo Amaro, Cidade Jardim e Cidade Universitária. Somando os dois existentes no acesso pela Av. Miguel Yunes e na Vila Olímpia, serão cinco pontos de apoio.





Para o segundo semestre, estão previstos três novos acessos. O da estação Morumbi, que a exemplo do acesso de Santo Amaro, é resultado da readequação do mezanino à passarela interna da estação, por meio de rampa, visando facilitar o deslocamento entre a ciclovia e a estação. Os outros dois acessos serão por meio de passarelas de uso exclusivo para os ciclistas: uma ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e a outra ao Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim.




Na atual passarela na estação Vila Olímpia, o acesso é feito através de escadas (ciclista) e caneleta lateral (bicicleta), sendo extremamente difícil aos ciclistas o deslocamento da bike. A CPTM informa que todas as novas rampas de acesso são especificas e facilitam o transporte do ciclista. Mas esta ainda não é a mais adequada.






Para o Designer Gaucho de 33 anos, Rodrigo Quaresma, que mora no Brooklin, zona Sul de São Paulo há 3 anos, e que passeia com o filho Nicolas Quaresma de 3 anos, a ciclo via é muito bem-vinda. Neste Sábado foi a primeira vez que utiliza a ciclovia e ficou impressionado com a sinalização e segurança, e aprova mais esta opção de lazer para os ciclistas. Gostaria que em um futuro próximo, as pessoas utilizassem como rota diária para o trabalho. Para ele, a vantagem da ciclo via, em relação a clico faixa, ou ciclo rota, é a ausência de veículos e pedestres em volta, ou até mesmo na própia via.  





Hoje, a ciclovia paralela ao Rio Pinheiros, está com 19 km de extensão. A cidade possui um total 36 km, conforme informação site prefeitura. A cidade de Santos possui 21 km. Guarujá possui 40 km. Praia Grande possui 48,5 km. Sorocaba possui 70 km. O Rio de Janeiro possui 240 km e a Holanda tem mais de 20 mil km de ciclo vias. Quando olharemos com mais atenção para esta necessidade urbana,

Legislação

- São Paulo /SP - Em São Paulo existe a lei 14.266 de 06 de fevereiro de 2007 de autoria do político Chico Macena que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, reconhece a bicicleta como veículo, define bicicletário, ciclovia, paraciclo, faixas compartilhadas, cria integração com sistemas de transporte público e prevê a instalação de bicicletários e paraciclos em locais de grande fluxo de pessoas.

Fonte informação - Assessoria de Imprensa CPTM, Wikipédia e Prefeituras.
Texto e Fotos – Vanderlei Torroni