quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PROJETO BICICLOTECA - SARAU + SOPA DE LETRINHAS



CONVITE A TODOS PARA BICICLOTECA SARAU + SOPA DE LETRINHAS

12 DE OUTUBRO 2012 AS 11 HS NA PRAÇA PEROLA BYGTON SÃO PAULO CAPITAL





O evento consiste em uma grande sopa de letrinhas para as crianças, e por ser o dia do leitor, também realizaremos uma distribuição de livros infanto juvenis, balinhas e "contação de estórias." Sendo a bicicloteca um veículo de cultura, com mais esta ação pretendemos incutir o mundo literário no imaginário infantil.

A “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente  existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros,  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do  

Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.


O conceito de biblioteca itinerante nasceu da necessidade de levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não tem acesso a biblioteca.  Qualquer ONG que trabalha com população carente, poderá requerer uma Bicicloteca do IMV,  bastando para isso do Edital do Instituto Mobilidade Verde.  O IMV vai priorizar aquelas que já trabalham com leitura, educação e leitura em comunidades sem acesso a biblioteca, ou com  população em situação de risco e  que reúnam  condições  mínimas  para conduzirem  o veículo ( que não necessita de habilitação especial) , realizar a manutenção  mensal e terem local para guardar a Bicicloteca com segurança. 

O Instituto realiza um treinamento sobre como abordar as pessoas  e formas menos burocráticas para a doação de livros,  a Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde tem um padrão diferente  das Bibliotecas itinerantes convencionais,  que  emprestam livros, a ideia não é apenas  emprestar livros,  mas doá-los para uma outra pessoa apos leitura. O objetivo é formar leitores e que estes novos leitores doem seus livros para outras pessoas. Os livros serão carimbados para “lembrar” ao leitor de doá-los novamente, criando assim um ciclo de leitura permanente.

O programa vai monitorar as doações e  realizar o cadastramento das pessoas, desta forma será Possível conhecer o paradeiro de pessoas que estão desaparecidas e abandonadas na cidade, respeitando o direito de cada indivíduo. Quem quiser doar livros para a biblioteca itinerária  poderá deixá-los em pontos de doação.  Além do Movimento estadual da População em Situação de Rua, outras ONGs serão contempladas com o triciclo até o final deste ano.



O projeto Bicicloteca do Movimento Estadual da População em Situação de Rua visa recuperar moradores de rua através da inclusão social pela leitura e pelo trabalho de inserção e  assessoria jurídica e social que é parte do trabalho desenvolvido pelo Movimento criado por Robson Mendonça.

A ideia de criar uma Bicicloteca do IMV, nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em levar livros para os moradores de rua através de um veículo leve que poderia entrar em praças e locais de difícil acesso, que não necessitaria de um condutor com habilitação e  que não gerasse custos com combustíveis e tivesse capacidade para levar a maior quantidade de livros possível. 

A  Secretaria do Verde e Meio Ambiente apóia  o projeto de forma Institucional e a Biblioteca Mário de Andrade apóia  através da cessão de espaço para a exposição da Bicicloteca   até o evento de lançamento e com a doação de livros. 

O IMV é uma ONG que trabalha com projetos de reflexão de meios de transportes alternativos mais sustentáveis envolvendo cultura, trabalho, saúde,ecologia,  inclusão social e acessibilidade.

Não sabe aonde fica esta Praça?




Doe Livros


Para doar livros para a Bicicloteca:

Movimento Estadual da População em Situação de Rua
Rua José Bonifácio, 398 Lj. 01
Cep: 01003-000 – Centro – São Paulo – SP

Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – – Centro – SP



Organização de Robson Mendonça e Nicholas Ciandrini