terça-feira, 2 de julho de 2013

Conheça a única cidade na América, onde os carros foram proibidos desde 1898(Mackinac Island)



Quando os primeiros automóveis chegaram pela primeira vez em cena no final do século 19, poucas pessoas poderiam imaginar que um dia iria dominar o mundo. De fato, algumas cidades encontraram o ruído do escape desta novidade "carruagens sem cavalos” tão desanimadores, que os primeiros carros foram realmente proibidos em alguns lugares.




Com o tempo, é claro, as restrições foram suspensas e o carro logo se tornou onipresente em todo o país -, mas ainda há um lugar nos Estados Unidos, que ainda tem que mudar sua mente. Conheça Mackinac Island, onde os carros foram proibidos desde 1898.



Localizado perto da praia de Michagan continental, no Lago Huron, Mackinac Island e sua cidade homônima têm sido um local favorito para uma escapadela relaxante. Então, quando os automóveis começaram a chegar, em voz alta pulverização catódica ao longo das estradas outrora tranquilas da ilha, cavalos surpreendentes e cuspindo fumaça, rapidamente se tornou evidente para os locais que esta nova invenção não era para eles.



Um morador, no momento foi citado como chamar carros "monstros mecânicos" - claramente não uma revisão brilhante.

Naturalmente, em 1898, o Mackinac conselho da aldeia mudou-se para proibir o automóvel antes dos monstros terem a chance de assumir:

Resolvido: Que a corrida de carruagens sem cavalos seja proibida dentro dos limites da aldeia de Mackinac "- Mackinac Island Junta de Freguesia, 6 de Julho de 1898.



Essa legislação pode parecer singular e old-timey, mas em Mackinac, ele ainda tem de ser revogada. Assim como é a vida no lugar onde uma das invenções mais impactantes da história foi banida? Bem, é muito bom, na verdade.

Embora a pequena ilha seja o lar de cerca de 500 pessoas, no verão, esse número aumenta para 15 mil durante a temporada de turismo, além de um par de veículos de emergência, não há sequer uma viatura para ser visto. Transporte em Mackinac é limitado a pedestres, carros puxados por cavalos, e de bicicleta.



"O ar é limpo e as lesões são quase zero", escreve Jeff Potter, que publicou um artigo sobre Mackinac. "Moradores da ilha são mais saudáveis, devido ao exercício, há um igualitarismo acalentado. Todo mundo fica em torno da mesma forma, que também economiza uma quantidade enorme de dinheiro que normalmente vão para deslocações por carros."

Ainda assim, se locomover na ilha é uma brisa. Mackinac é o lar de estrada do país só carless, o M-185, com fácil acesso aos seus 8,3 milhas de costa, organizada por estacionamentos e postos de gasolina.

Os visitantes da ilha descreveram a experiência como voltar no tempo para uma época passada, uma antes do barulho constante de tráfego e de escape do veículo tornou-se parte da vida cotidiana na América.


Mas, mais do que ser apenas um resquício do passado, talvez Mackinac Island oferece vez um vislumbre de uma história alternativa, desviados de nosso próprio mais de um século atrás - antes que os monstros mecânicos nos fez tão 
completamente domado.