sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oitava e ultima etapa - Pedalando de Rocha até o Chuy/URG ou Chui/BR

Olá amigos,

É chegada a hora de encerrar a jornada e agora serão somente 85 km. Em Rocha quando estava tomando minha patricia e olhando pela janela a vida transcorrendo, pensando com meus botões, digo, com meu zíper... olhei para a esquina e vi um pequeno comércio onde se negociavam passagens de ônibus, de Rocha para Punta, Montevidéu, La Pedrerra e o tão sonhado Chuy... Sabe que de tão cansado, até pensei em embarcar bem pomposo em um "busão", jogar a bike em baixo e seguir rumo a nossa tão sonhada fronteira....quem me deras.

Mas, pensando bem. Meu propósito é chegar até a fronteira de nosso país. Então vamos lá. Voltei para o pulgueiro e me preparei para a ultima fase da minha jornada. Sabe que durante alguns momentos pensei no meu amigo que está dando a volta ao mundo. O Élcio Thenório e seu projeto Rodas Livres.(http://www.rodaslivres.com.br/). Por diversos momentos temos um mix de sentimentos, taís como desespero, tristeza, saudade, medo, e, o mais comum, felicidade. Como ele se portará quando perder esta proteção que temos atrás das nossas fronteiras. E ai Élcio? Este brasileiro está em vias de dar a volta ao mundo. É amigos, isto existe no mundo ciclístico/cicloturistico. Vocês é que não conhecem este mundo. Prestigiem o Élcio. Acessem o site e se cadastrem. As matérias são fantásticas. Você vira fã e chega até a reclamar quando não recebe as postagens diárias. confiram.

Sai logo cedo do pulgueiro e peguei a estada sentido Chuy. Antes até procurei algum local com frutas para um café digno de quem estava a finalizar sua meta. Pedalar, desprogramados 1.247 km, a princípio seriam 2.000 , de Mendoza á Chuy, mas devido a problemas técnicos de incompatibilidades diversas, foram inferiores, mas tá bom.

Nesta foto temos a fronteira Chuy/URG com Chui/BR. O mais engraçado que é uma mistura de comerciantes Uruguaios na área do Brasil e vice-versa. Perguntei o que aconteceria se alguém cometesse um crime na área do Brasil e fugisse para o lado Uruguaio. Se a policía poderia passar a fronteira para perseguir o criminoso e disseram que antigamente não se podia, agora sim. Em caso antigos, o criminoso fugia da policia e ficava após o canteiro central, que já é outro país. Ficava em pé e a policia não podia prender. Imaginem, que loucura.


Longas estradas e nada de ver um comércio para tomar o meu café da manhã...


Por diversos momentos reclamava pelas estradas intermináveis. Acho que é coisa de quem está finalizando um determinado caminho.



Alguns vilarejos na beira da estrada, todas as casas sempre sem grades, portão, etc.. Só os malditos cachorros para me perseguir..


Achei um pequeno comércio com um pequeno posto de gás. Lá comprei milagrosos croissant, gatorade, aguá. Paradinha para as fotografias. Logo na entrada tinham alguns senhores conversando e disse em bom tom "bom dia" e ninguém me respondeu. Tudo bem. Mas depois que cheguei ao caixa, disse novamente bom dia e somente o proprietário respondeu.

No Uruguay temos que ficar atentos ao valor da moeda, pois um croissant pode custar $60,00, uma diária em um pulgueiro custa $ 360,00, então você pode achar que está com muito dinheiro e se estrepar.







Depois um dos mal educados, o dono da caminhoneta, ao sair, me perguntou para onde eu estava indo.Dá vontade de responder "para tua casa[..].


Casas pré-históricas, pelo menos parecem. No Uruguay não se usa bloco, somente tijolo de barro, pois a temperatura em determinada época do ano é muito baixa.



Em vários relatos de amigos que viajam pela Argentina temos informações de inúmeras pessoas que fazem cicloturismo, 95% são estrangeiros, Americanos e Europeus. No Brasil ainda não chegamos neste patamar de evolução. Por ai o conceito de ciclismo é que é "coisa de pobre". É uma realidade que aos poucos está mudando. Quem sabem mais uns 500 anos..rs.

Encontrei este jovem casal de alemães que inclusive conhecem o Klaus Peter Rurack. Meu amigo de Poá. Que mundo pequeno este!!! Peguei com eles o endereço do diário de viagem. Mas sabe com é a linguá alemã. Não entendi necas, alguém se habilita?(http://virvelvind.de/ausflug/).Até conversamos um pouco em Espanhol, mas eles dominam mais sua língua natal e o inglês. Ele saíram de Porto Alegre, Poá para quem não conhece é uma nomenclatura aeroportuária. Estavam seguindo para a Terra do Fogo. Faziam uma média de 80 km por dia. Que beleza. Viva ao cicloturismo.
Tô até no blog deles..hehehe(http://www.23hq.com/anne_aus_berlin?page=7)


Boa sorte para eles em sua jornada.


Em determinada altura da estrada me deparei com uma pista de aviões, é isto mesmo amigos. Ponto estratégico da força aérea Uruguaia.


Será que posso voar destino o Chuy!!!


Pelos menos uns 30 km antes deste ponto o vento vindo do norte era insuportável e comecei a conversar com DEUS. Pedi que me desse força para aguentar o final. Sabe aquela ansiedade de chegar...


Heheheheh Brazil, ops, Brasil... Chegada a nossa pátria é uma sensação maravilhosa. Quem foi para fora sabe como é..


Depois mais dois kilometros para chegar ao Chuy. Caracas o fronteira que não chega...


Mais um casal de alemães que estava vindo do Panamá e seguindo até DEUS sabe onde. Quem beleza de povo que gosta de andar de bike. Estes são o Bernd e sua esposa Sabina. Muito simpáticos. Eles estão a SETE MESES viajando.Que beleza. Perguntei para ele como ele paga as contas, mas acho que ele desconversou em alemão. Deve ter dito a esposa " Scheiße, não é problema seu!!!!"  ..rs.

O site deles é(http://lebenistreisen.de/) e seguem viajando, acredito que até a patagônia Argentina e depois pelas europas.

Veja o video entrevista canal cone sul (http://youtu.be/Q3ToJkCakeY)


Fronteira Chuy. Parece meio terra de ninguém. A rodoviária é sinistra e fico atento a tudo e todos. Ao meu lado tenho um mochileiro Italiano e fumador da erva daninha, entendem né.


Posteriormente editarei um vídeo com musica, mesclando as fotos e depois postarei neste blog para todos.

Agora é enfrentar a viagem de ônibus até Porto Alegre, serão 12 horas e depois até São Paulo, mais 18 horas e com certeza chegarei só o pó... Total de 2.400 kilometros de busão.. Chega de avião. quero descansar...

Até mais amigos e depois postarei informações importantes sobre o material levado, o que faltou, entre outros.

Um abraço a todos e obrigado pelas mensagens postadas e toda a força durante a trajetória.

Vanderlei José Torroni
vjtorroni@gmail.com




4 comentários:

  1. Grande Vanderlei, obrigadíssimo, irmão, pela força e por palavras tão incentivadoras. Eu também sou teu fã desde que você se materializou do nada para me fazer companhia (o único ciclista)no dia da minha partida. Quanto à tua dúvida de como será minha vida quando eu sair do Brasil... veremos, Deus tem a resposta. Mas, como você, só penso em realizar o que me propus e medo não sinto não. Aliás, tá tudo ótimo. Só tá faltando é mulher nessa história... Parabéns pelo teu feito, fico feliz que tenhas realizado esse sonho. Um abração, já pertinho da fronteira.

    ResponderExcluir
  2. Atria do Kilometrando-Brasil30 de outubro de 2011 às 22:14

    Parabens Torooni,parabens pela tua coragem e por mostrar p gente todos eses lugares e tua experiencia,de ciclista, voltar e bom e melhor voltar sem problemas, como e bom cuando se volta p/ casa, eu e Marilene q/ e minha companheira e navegadora das viagens temos muita sorte de estar junto c/vc e Elcio das Rodas Livres(2 grandes ciclista) no dia 3/09/2011
    um super abraç entro en contato c/vc

    ResponderExcluir
  3. Mário, Li, Laís e Lipe31 de outubro de 2011 às 12:22

    Também não posso deixar de dar os Parabéns pelo sucesso da viagem e lembrar o óbvio: Quando uma coisa termina, outra começa; então que venha a próxima jornada! Já estamos na expectativa de saber por que bandas o Vanderlei vai andar...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. E acrescentando...
    Fiquei surpreso com a qualidade das informações e dos textos no blog. Foi muito interessante e agradável ser espectador da viagem com esse nível de blog. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir